Na atualidade, o colesterol é uma das doenças mais comuns que podemos encontrar, assim, neste artigo falaremos sobre os alimentos bons para o colesterol e por que consumi-los.


Ter hábitos alimentares saudáveis e realizar a prática de exercícios físicos regularmente mantêm-nos com uma taxa de colesterol bom e ruim em perfeito equilíbrio, isto reduz o risco de ter um ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (avc) e outras doenças como a doença de Alzheimer.

Alimentos bons para o colesterol

Existem 2 tipos de colesterol, o bom e o mau


Se você sofre desse problema deve saber muito bem que a solução para este mal não são nem serão os comprimidos. Mesmo se você seguir ao pé da letra a receita de seu médico e não tem uma dieta saudável, o colesterol sempre voltará. Mas o que poderia acontecer é o contrário, já que algumas pessoas têm uma alimentação saudável e não têm a necessidade de passar pela farmácia. Em seguida, dar-lhe-emos uma lista de 13 alimentos bons para o colesterol, sem, é claro, abrir mão de comer bem.


Peixe


São uma excelente fonte de ácidos graxos Omega 3, um tipo de gordura insaturada muito boa para o organismo e que esta presente em peixes de água fria como o salmão, atum e truta. Muitos dos alimentos bons para o colesterol possuem gordura insaturada, razão pela qual nos ajuda a reduzir os níveis de triglicerídeos e de colesterol total no sangue, reduzindo o risco de formação de coágulos, bem como fazer uma circulação mais fluido; sendo, portanto, um importante aliado na prevenção de doenças cardiovasculares.


Aveia


Além das fibras insolúveis, a aveia contém uma fibra solúvel chamada beta glucana, que exerce efeitos benéficos para o nosso corpo. Esta substância que retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhorando a circulação, controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibição da absorção de gordura (colesterol). A aveia também é outro dos alimentos bons para o colesterol, devido a que diminuem significativamente as concentrações de colesterol ruim, lipídios totais e triglicerídeos e aumenta a fração do bom colesterol.


Sementes oleaginosas


Frutos secos: nozes e castanhas possuem grandes propriedades antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento celular e a prevenção de doenças do coração e vários tipos de câncer. A Arginina, também está presente nas sementes oleaginosas em quantidades muito representativas, a qual atua como um vasodilatador, contribuindo para a redução do risco de desenvolver doenças do coração.


Chocolate


O leite e a manteiga de cacau acrescentam doses de gordura saturada, ao lado da satisfação de consumir um pequeno e delicioso aperitivo, especialmente se você é mulher. Pode parecer estranho dizer que o chocolate é um dos alimentos bons para o colesterol, mas o chocolate preto pode ser parte de uma dieta saudável, devido ao seu conteúdo em flavonóides (substância presente em alimentos bons para o mau colesterol). Você deve incluir todos os dias, 30 g de este doce como sobremesa.


Azeite de oliva


É uma fonte de ácido oleico , que tem como função regular a taxa de colesterol e proteger contra doenças do coração, já que zela pelo funcionamento correcto do aparelho circulatório e controla a taxa de açúcar no sangue em caso de sofrer de diabetes tipo 2. O azeite de oliva é também uma grande fonte de antioxidantes, como a vitamina e.


Alcachofra


Este é um dos alimentos bons para o colesterol, devido a que as fibras presentes na alcachofra são resistentes à ação de enzimas, é por este motivo que apresentam maiores vantagens como: a redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos; menor risco de sofrer de obesidade e diabetes, menos fatores que afetam a saúde do coração. Uma porção de 100 g possui apenas 50 calorias. Sem dúvida, este alimento ajuda a quebrar as gorduras e no controle do colesterol, é muito aconselhável para prevenir doenças do coração.


Laranja


Não só é bom para gripes e resfriados, mas também está entre os alimentos bons para o colesterol. Um estudo realizado pela Universidade de Viçosa, Minas Gerais, e publicado na American Heart Association, concluiu que os flavonoides e antioxidantes presentes na laranja e outras frutas, diminuem os níveis de LDL (colesterol ruim) no organismo, pois limitam a absorção do colesterol no intestino.


Vinho


Promover uma ingestão moderada de vinho (uma a duas bebidas por dia) nos de, aproximadamente, 12% a mais de colesterol bom. Muito semelhantes aos produzidos ao fazer uma prática de exercício moderado. O vinho tinto é um dos alimentos bons para o colesterol, devido a que possui flavanoides, junto às suas propriedades antioxidantes, vasodilatadoras e plaquetas anticoagulantes.


Linhaça


Esta semente é um dos alimentos mais ricos em omega 3, que é responsável pela prevenção de doenças cardiovasculares e a coagulação do sangue, diminuindo as taxas de colesterol total e o colesterol LDL (ruim) e aumentando o HDL colesterol (bom). Os benefícios da linhaça se podem obter, quer que a semente deste moída ou triturada, já que sua casca é resistente à ação do suco gástrico e passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal.


Canela


Os pesquisadores da Universidade do Estado de Kansas, nos Estados Unidos, descobriram que o consumo de meia colher de sopa por dia desta especiaria tem papel importante na luta contra o colesterol ruim (LDL). Os pesquisadores acreditam que tal redução é resultado da ação antioxidante da canela.


Sementes de soja


Além de ajudar a controlar problemas hormonais em mulheres com menopausa, a soja é uma excelente opção para aqueles que querem proteger seu coração, já que nos ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL) e fortalece o corpo de infecções.


Açaí


Apesar do alto teor de gordura que tem o açaí, também é um dos alimentos bons para o colesterol, devido a que uma grande parte dessas gorduras são monoinsaturadas (60%) e poliinsaturados (13%). Estas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e a aumentar a produção de HDL, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares, tais como o ataque cardíaco. Cada 100 g do fruto tem 262 calorias. “A baga do açaí tem gorduras que são boas para sua saúde e, portanto, devem ser incluídos no cardápio, porém, o ideal é consumi-la sem adicionar calorias.


Chá


O Chá é um dos alimentos que controlam o colesterol, especialmente se é a verde, pois os flavonoides, presentes neste tipo de chá, funcionam como poderosos antioxidantes que ajudam a prevenir a inflamação dos tecidos. Estas substâncias também pode nos proteger contra a formação de coágulos no sangue, que são as principais causas de ataques ao coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *