Muitos se fosse questionado quais são os alimentos bociogenos ou goitrógenos , uma vez que estes são termos pouco usados. No entanto, se você tem problemas na glândula da tiróide pode ser que saiba, já que os bociogenos possuem substâncias que podem causar estragos em função da glândula tiróide. O termo Bociogeno deve o seu nome ao termo “bócio”, utilizado para referir-se à glândula tiróide.


alimentos bociogenos ou goitrógenos e a saúde da tireóide.


Os bociogenos é um termo utilizado para referir qualquer alimento que poderia ser a causa de problemas na tireoide. Esta doença é caracterizada por causar uma inflamação na garganta devido à glândula tireoide. Embora hoje em dia é muito raro ver casos como o bócio, ainda existe uma certa preocupação com os alimentos bociogenos, já que alguns pensam que pode colocar em risco a tireoide, mesmo se você não sofre de mal algum. Muitos dos alimentos bociogenos são os vegetais que fazem parte da família das brassicaceae. Estes incluem o brócolis, a couve-flor, couves-de-Bruxelas, couve, agrião, rúcula, maca, rabanetes, daikon, nabos, couve e couve chinesa.


A glândula tiróide é a parte mais importante do sistema endócrino e está localizado no pescoço, debaixo da cartilagem. Em pessoas saudáveis, esta tem a forma de uma borboleta. O funcionamento da tireoide é controlar a resposta do corpo aos hormônios, produz certas proteínas e ajuda no metabolismo da energia.


Além de influenciar na temperatura do corpo, o humor e o metabolismo. Também Produz tri-iodotironina (T3) e tiroxina (às vezes chamado de T4). Também produz calcitronin, substância que tem um papel na homeostase do cálcio. Em outras palavras, é muito importante que está a funcionar correctamente. Para acelerar o metabolismo recomendo o uso de QUITOPLAN!


O hipotireoidismo e o consumo de alimentos bociogenos


Se bem que muitos alimentos bociogenos são considerados como saudáveis, devido a que dão uma grande quantidade de nutrientes na dieta de qualquer pessoa. Aqueles que sofrem de hipotireoidismo devem evitar alguns deles e consumir com moderação outros, já que pode interferir com a absorção do iodo, chegando a colocar em risco a sua saúde.


O iodo como pudemos ver neste artigo é parte fundamental para um correto funcionamento da glândula tiróide. É por esta razão que, em caso de sofrer desta doença, o consumo de alimentos bociogenos, seria atentar contra a sua saúde. Isso se isso só acontece quando se consomem crus. Já que o ser cozidos os alimentos bociogenos não geram desvantagem.


Quais são os alimentos bociogenos


Provavelmente se surpreenda ao ver que são muitos os alimentos comuns podem resultar em bócio, mas a boa notícia é que muitos deles não se devem riscar de sua dieta, já que se consome adequadamente, não tem problema algum.


Produtos com Glúten


O glúten faz parte dos alimentos goitrógenos potenciais, já que sofrer de sensibilidade ao glúten pode contribuir para uma ampla variedade de desordens auto-imunes no organismo, como a doença celíaca. Sabe-Se que a sensibilidade ao glúten pode ir acompanhado de distúrbios auto-imunes, como a diabetes tipo 1, doença de Addison, síndrome de., artrite reumatóide e doença tireoidiana auto-imune.


É por esta razão que recomenda-se a eliminação do glúten de qualquer dieta, especialmente se você sofre de distúrbios auto-imunes. No caso de sofrer de hipotireoidismo auto-imune, deve-se considerar limitar o consumo do trigo, cevada e centeio, ou até mesmo exclua de sua dieta. Também se sugere as mulheres que sofrem de uma doença auto-imune da tiróide considerem ser feitos exames para saber se sofrem de doença celíaca, porque esta pode ser uma das razões pelas quais as mulheres continuam sofrendo com os sintomas do hipotireoidismo apesar de um consumo de hormônios tireoidianos de substituição.

Também lhe recomendamos que leia:Alimentos com colesterol ruim

As isoflavonas da soja


A soja é considerada como um dos alimentos mais saudáveis, no entanto, existem grupos que são demonizado este alimento. O que, se é certo é que uma das preocupações legítimas destes grupos é que a soja possui compostos geradores de bócio, como a genisteína um tipos de isaflavona. Este composto, ao igual que os hormônios da tireoide, utiliza as moléculas de iodo da peroxidase da tiróide.


Alguns pesquisadores sugerem que a genisteína e isoflavonas semelhantes podem competir com os hormônios da tireoide, pela utilização de iodo ou até “bloquear” a ação da peroxidase da tiróide. No entanto, estudos recentes mostram que se tem fontes suficientes de iodo na dieta não deve ter efeitos adversos sobre a função da tiróide. Em todo caso, uma deficiência de iodo não será restaurada com a eliminação de alimentos bociogenos.


A boa notícia é que a atividade bociogeno das isoflavonas de soja pode ser parcialmente desactivada por cozimento ou fermentação. Sendo mais recomendado o consumo de produtos de soja vintage ou fermentados, como o tempeh, o molho de soja, missô e natto. Se você consome alimentos integrais de soja, como o feijão de soja ou tofu, é melhor consumi-los cozidos ou no vapor.


Os isotiocianatos e os legumes cruciferas


Estes compostos estão presentes em vegetais brassicaceae como o repolho, couves-de-Bruxelas, brócolis, couve-flor, folhas de mostarda, couve, nabos e as acelgas. Os isotiocianatos, ao igual que as isoflavonas da soja, parecem causar um bloqueio da peroxidase da tiróide. No entanto ninguém apontaria para os vegetais como ruins para a saúde, já que contém vitaminas, minerais, antioxidantes, e uma grande variedade de nutrientes necessários para a saúde. Em todo caso, os pacientes com problemas de tireoide não devem evitá-los, mas que devem consumi-los no vapor ou cozidos, já que o calor chega a alterar a estrutura molecular dos isotiocianatos e elimina o efeito de bócio.

Também lhe recomendamos que leia:Alimentos que produzem o acne e alternativas para consumir

Os alimentos mais e menos bociogénicos



  • Bok choy

  • Broccoli

  • Couves-de-bruxelas

  • Repolho

  • Couve-flor

  • Couve

  • Swede

  • Mostarda e mostarda

  • Rabanetes

  • Couve-rábano

  • Soja

  • Nabos

Lista de alimentos com menores quantidades de Bociogenos



  • Brotos de bambu

  • Pêssegos

  • Peras

  • Pinhões

  • Rabanetes

  • Espinafre

  • Morangos

  • Batatas doces

Devem-Se evitar os alimentos goitrógenos


Com exceção dos produtos com glúten, os benefícios da soja e legumes brassicaceae são muito superiores às suas desvantagens. Se você sofre de algum problema na tireoide não consumas estes alimentos crus, já que o seu cozimento reduz as substâncias bociogénicos até um terço. Além disso, tenha em mente que o consumo desses alimentos por dia, tem um efeito cumulativo, razão pela qual deve consumi-los com moderação, especialmente se você sofre de problemas na tireoide.


Também temos que compensar seus efeitos consumindo alimentos com iodo, junto com eles e se você sofre de qualquer problema na tireoide você deve consultar com seu meio sobre a sua dieta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *